Violência

Posto da Brigada fechado não vai reabrir na Santa Marta

Marilice Daronco

A onda de violência respinga em bairros vizinhos, como a Cohab Santa Marta, onde, segundo o presidente da Associação Comunitária, Vamberto da Silva Félix, crimes como assaltos a estabelecimentos comerciais e pedestres têm aumentado. Para ele, uma solução seria a reabertura do posto de policiamento militar que foi fechado há cerca de dois anos - e, entre outras áreas, atendia à Nova Santa Marta.

O major Paulo Antonio Flores de Oliveira, da BM, afirma que há cerca de um mês o policiamento na Nova Santa Marta foi reforçado. De dia foi implantada a patrulha montada e, à noite, ações conjuntas com o BOE.
- Foragidos têm sido reencaminhados ao presídio. O problema é o retrabalho. Em relação ao crime do homem decapitado, por exemplo, o autor tinha sido preso em agosto, por ter dado 46 facadas em uma pessoa. Será que ele deveria mesmo estar solto? - questiona o oficial.

Segundo o major, existe expectativa de abertura de uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) em Santa Maria em 2014, como deve ocorrer em cidades como Pelotas e Caxias do Sul, seguindo o modelo implantado no Rio de Janeiro sob o comando do santa-mariense José Mariano Beltrame.
Mas, por enquanto, não há nada formalizado e, de acordo com o militar, não há intenção de reabrir os postos de policiamento dos bairros:
- Seria manter parado em um posto policiais que podem garantir a segurança nas ruas.

O delegado Carlos Alberto Dias Gonçalves, titular da 2ª Delegacia de Polícia Civil e responsável pela investigação dos crimes no bairro, afirma que a polícia tem feito o que pode para coibir a violência, como investigar rapidamente a autoria dos crimes.
- Mas a Nova Santa Marta é, historicamente, uma área de exclusão social e um campo para a criminalidade. A violência é uma questão que se tornou cultural. Muitos homicídios têm origem em retaliação de caráter pessoal e no conflito entre facções de forças adversárias que transforma qualquer banalidade em motivo para matar - afirma o delegado.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Polícia Civil irá investigar queda de joven que morreu ao cair de prédio em Santa Maria

Próximo

Onda de execuções assusta moradores da Nova Santa Marta, em Santa Maria

Polícia/Segurança